Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como fazer seu bebê dormir a noite toda 2



Não importa o que você faça, quase todo autor, médico, especialista, recomenda sempre a mesma coisa: consistência. O que seria consistência? Fazer tudo igual, todos os dias. Não exatamente igual, porque não somos robôs, mas procurar criar uma rotina pro seu filho e mantê-la, sem grandes alterações.

A Tracy Hogg, a Encantadora de Bebês, tem uma frase que eu gosto muito: start as you mean to go (mais ou menos: comece como você pretende continuar). Quer um exemplo? Embalar o bebê pra dormir é muito fácil quando ele é recém nascido, mas ele cresce rápido e logo já não é mais tão levinho, e aí você vai estar embalando uns 10 quilinhos... haja muque.

Embora a gente tenha embalado noobaby pra dormir no começo, sempre me pareceu meio óbvio que não ia dar pra continuar daquele jeito. Imagina eu tendo que embalá-la para dormir agora que ela tem quase 9kg? 
Como eu expliquei no 1o post sobre o sono, eu li uns quantos livros sobre o assunto (eu lia de madrugada, amamentando). Um dos primeiros que li foi o da Encantadora de Bebês, que não é específico sobre o sono, mas é o livro no qual ela explica a rotina dela, e o sono tá dentro. Ela fala horrores do Dr. Ferber, dando a entender que o método dele, o famoso Cry-it-out (CIO), ou "deixa chorar", consistiria exatamente nisso: deixar chorar. Bota o bebê no berço, vira as costas, fecha a porta do quarto e vai embora.

Eu fiquei chocada quando ela descreve a história de um bebê que vomitou de tanto chorar... achei um absurdo. Mas depois de muitas noites sem dormir, resolvi pesquisar mais a respeito, e o método do Dr. Ferber não é bem assim. Pelo contrário, ele não recomenda deixar a criança chorando até cansar. Ele é bem direto em dizer que não se deve fazer isso. Agora ele chama o método dele de espera progressiva.

Eu entendo que nenhum pai, nenhuma mãe, quer ver seu filho chorar. No primeiro mês, eu entrava em pânico toda vez que noobaby chorava, me achava um lixo de mãe. Depois eu aceitei que bebês choram. Ponto. É a maneira que eles têm de se comunicar. Nos primeiros meses, a ÚNICA maneira. Não sei como fazem essas mães que demonizam Ferber e atiram pedras nas outras mães, porque mesmo quando eu embalava a minha filha pra dormir ela chorava. E chorava porque estava cansada demais e eu não sabia disso.

O método do Ferber funciona mais ou menos assim (traduzi da Noob Mommy):

"Para os primeiros dias, escolha um horário de dormir que não é mais cedo do que o horário habitual que o seu filho adormece. É ok colocá-lo para dormir um pouco mais tarde do que o horário habitual. Movendo este tempo de início para mais tarde irá ajudá-lo a adormecer mais rapidamente, mas não o coloque para dormir mais cedo.
Coloque seu filho no berço ou na cama acordado, no lugar que você quer que ele durma. Ele deve adormecer sob as mesmas circunstâncias que ele vai acordar normalmente durante a noite.
Quando ele chora ou chama por você na hora de dormir ou ao acordar durante a noite, verifique -o brevemente em intervalos crescentes (veja abaixo as orientações, mas você pode ajustar os minutos para o seu próprio nível de conforto) . Não gaste mais do que um ou dois minutos com ele quando você vai até o quarto. Seu trabalho é tranquilizá-lo, não ajudá-lo a parar de chorar ou cair no sono. Você pode substituir um cobertor caído ou um brinquedo, mas apenas uma vez. (Nota da tradutora: Ou seja, nada de ficar recolocando a chupeta como se não houvesse amanhã).

Número de minutos de espera antes de ir até o quarto acalmar seu filho:

Dia 1 - 3 min (1a espera), 5 min (2a espera), 10 min (3a espera), 10 min (demais esperas);

Dia 2 - 5 min , 10 min , 12 min , 12 min 

Dia 3 - 10 min, 12 min, 15 min, 15 min 

Dia 4 - 12 min, 15 min, 17 min, 17 min 

Dia 5 - 15 min, 17 min, 20 min, 20 min

Dia 6 - 17 min, 20 min, 25 min, 25 min 

Dia 7 - 20 min, 25 min, 30 min, 30 min 

Quando você chegar ao número máximo de minutos de espera por uma noite, continue a sair do quarto após um ou dois minutos com seu filho, não mais que isso.
Dr. Ferber diz que até o terceiro ou quarto dia, o seu filho " provavelmente vai estar dormindo muito bem. Se isso não acontecer, continuar até o dia 7. Se ainda não houver melhora depois disso, continuar adicionando um minuto para cada intervalo em dias sucessivos ". * Se as coisas não estão a melhorar ou a piorar, você pode ter que repensar a sua abordagem. * Ele discute alternativas em outra seção.
Se seu filho acorda durante a noite, reinicie a programação do primeiro tempo de espera e trabalhe até o máximo.
Continue esta rotina depois de cada despertar do seu bebê até uma certa hora da manhã (geralmente cinco ou seis horas da manhã), período após o qual é improvável que seu filho volte a dormir. Não deixe que ele pegue no sono em outro quarto. Se ele ainda estiver dormindo após seu horário normal de acordar, pela manhã, acorde-o.
Hora da soneca: Use o mesmo esquema de espera para cochilos, mas se o seu filho não está dormindo depois de meia hora, ou se ele está acordado novamente e chamando ou gritando vigorosamente, acabe com a soneca. Ele pode adormecer por conta própria em outro ambiente, o que é bom no início, quando ele faz isso por si mesmo sem as associações que você está tentando quebrar. No entanto, não deixe que a quantidade de tempo cochilando aumente para compensar o sono que ele perdeu durante a noite. Além disso, não deixe que ele tire sonecas muito tarde (após às 16:00), pois isso irá interferir com o adormecer à noite.
Mantenha um registro : Siga a sua agenda com cuidado, e trace os padrões de sono de seu filho em detalhe. Esta é uma ótima maneira de você conseguir visualizar o progresso, quando você sentir que tudo é uma merda. Sério".

Manter um registro do sono é muito útil para você perceber quanto tempo seu filho consegue ficar acordado sem cansar demais. Bebês precisam dormir bem mais que adultos, tenha isso em mente. Até os 2 meses de vida, alguns bebês precisam dormir até 18 horas por dias, depois de 14 a 15 horas, até mais ou menos um ano.


Quer ler mais sobre isso? No site da Pamper's tem um artigo interessante sobre o sono dos bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário