Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

TV ou não TV?


Eis a questão. Não achei nada relativo à Sociedade Brasileira de Pediatria, mas a Associação Americana de Pediatria recomenda NADA de tv para bebês até os 2 anos.

Nos Estados Unidos existem vários estudos que indicam que tv em uma idade tão tenra apenas prejudica as crianças, que os tais desenhos educativos (existem alguns que realmente são educativos) somente vão surtir algum efeito quando a criança é maior e já tem mais capacidade de entender algumas coisas.

Eu li esse livro chamado Brain Rules for Baby: How to Raise a Smart and Happy Child from Zero to Five (Regras do Cérebro para Bebês) e o autor é totalmente contra uma criança de menos de 2 anos assistir tv. Ele diz que a criança precisa de muito "face time" ou tempo cara-a-cara com adultos para aprender a ler expressões faciais e a se relacionar. Que muitos pais utilizam a tv como babá (quem nunca?) e que isso apenas prejudica a criança.

Antes de ler o livro, nós tentamos uns desenhos especiais para recém nascidos, que consistem apenas de formas geométricas coloridas que se movem, com ou sem música. Mas noobaby não se interessou muito e logo abandonamos isso.

Quando ela estava com uns 4/5 meses, eu resolvi mostrar alguns desenhos para ela. Coisa bem esporádica. Aqui em casa não temos o costume de assistir televisão. Não temos tv a cabo, nem antena para tv aberta. Temos o DVD e o netflix, mesmo assim assistimos mais aos finais de semana mesmo. Sei que em muitas casas passa-se o dia inteiro com a tv ligada, mas aqui não. No máximo eu ligo um rádio.

Tentei alguns desenhos disponíveis no netflix, como Dora Aventureira, Barney (o horror, o horror)... acabei desistindo porque eu queria assistir com ela para ter alguma interação e são muito chatos. Então uma amiga me mandou uns DVDs do Pocoyo e de Charlie e Lola. O Pocoyo eu já tinha visto no youtube e achado bonitinho e pouco irritante. Em especial em inglês, pois quem narra é o Stephen Fry (AMO). 

Noobaby adorou Charlie e Lola. Apesar do desenho ainda investir nuns esteriótipos de feminino e masculino (tipo, meninos fazem isso, meninas aquilo), é bem bonitinho e eu não vi nenhum tipo de agressão verbal (muitos desenhos educativos, ao contrário dos antigos Tom & Jerry e Coelho Pernalonga, não contém agressão "física", mas contém agressões verbais que, na minha opinião, é bem pior) entre as personagens.

Enfim, sim, sou essa mãe chata que fica analisando o conteúdo dos desenhos que mostra pra filha. E ela não assiste tv todos os dias, mas somente quando eu preciso fazer alguma coisa e ela está muito inquieta (especialmente nesses malditos dias de chuva nos quais a gente não pode sair). Ou seja: sim, estou fazendo a tv de babá. Mas de qualquer forma, ela assiste um episódio de 20 minutos e depois eu coloco pra fazer outra coisa, nem que seja me assistir lavar a louça.

Eu gostaria de não mostrar nada de tv pra ela, mas acaba sendo como a chupeta: a gente diz que não vai dar e acaba dando "no desespero" (e ainda é capaz de sair dizendo depois que é "a melhor coisa", hahahaha). Mas procuro limitar bastante, diversificar as atividades dela, sair bastante pra passear quando o tempo permite, mesmo que seja só pra dar uma volta no carrinho ou no sling.

E você? Acha o que sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário